Contactos

92 Bowery St., NY 10013

upsaobento@gmail.com

+351 960 436 409

“A reorganização das comunidades cristãs como uma das prioridades pastorais, que passa pela conversão pastoral em ordem a uma nova forma de exercício do ministério sacerdotal, bem como pela implementação da diversidade de ministérios eclesiais, depois de uma examinada e atenta leitura da realidade da nossa amada Diocese de Bragança‐Miranda nos seus vários aspetos e ouvido o Conselho Presbiteral, entendemos que as circunstâncias atuais exigem que se confie um conjunto de Paróquias a vários sacerdotes” (Do Decreto Episcopal Nº 14/2012). No caso da Unidade Pastoral de São Bento (UPSB) a mesma está confiada a um pároco e três sacerdotes, vigários paroquiais, quatro diáconos e um grupo de religiosas.

A área territorial da UPSB, que já sofreu várias modificações e alterações, abrange uma multiplicidade de paróquias que estão envolvidas numa pastoral de conjunto; sendo garantido de modo eficaz, tanto quanto possível, os serviços pastorais de cada uma das comunidades presentes no território, em que cada comunidade, mesmo pequena, tem um autêntico serviço pastoral.

A Unidade Pastoral é um conjunto de paróquias vizinhas formando um quadro mais apropriado para a realização do trabalho pastoral de um determinado território. A Unidade Pastoral aponta para a comunhão efetiva e afetiva entre as comunidades paroquiais que a constituem.

A UPSB procura concretizar uma autêntica pastoral de conjunto, sobretudo no anúncio do Evangelho, na celebração da liturgia e na diaconia da caridade, procurando uma mais profunda complementaridade entre os Presbíteros, os Diáconos, as religiosas, os Leitores, os Acólitos, os Ministros Extraordinários da Comunhão e outros Leigos com responsabilidades próprias na pastoral da comunidade cristã. A Unidade Pastoral é, pois, a célula pastoral territorial onde se realiza a nossa Igreja diocesana. Da liturgia à caridade, da catequese ao testemunho de vida, tudo na Igreja deve tornar visível e reconhecível o rosto de Cristo, a centralidade do mistério integral de Cristo.

A todos os fiéis das Paróquias que integram a Unidade Pastoral, se dá a possibilidade de exercerem os atos paroquiais, incluindo casamentos e batismos, em qualquer das Igrejas paroquiais, sem necessidade de qualquer transferência. Os atos paroquiais que, por exigência do Direito, ficam exarados em ata, são registados nos livros da Paróquia onde se realizam. Os fiéis podem escolher a comunidade em que habitualmente se integram na vivência e celebração da sua fé.

A UPSB, Igreja de Cristo presente na Diocese de Bragança‐Miranda, procura novos

evangelizadores para a Nova evangelização ou renovada evangelização através de uma ponderada análise e reflexão sobre a sua realidade concreta, avançando ao ritmo das pessoas e das paróquias e comunidades, desejando que as Paróquias unidas, melhor expressem a comunhão eclesial, não só pela diminuição de Presbíteros, mas para que todos vivamos a unidade e nos sintamos corresponsáveis na missão.

A UPSB é constituída por uma “equipa pastoral”, presididas por um Presbítero e integradas por alguns fiéis – presbíteros, diáconos, religiosos e leigos –, designados pelo Bispo para trabalharem na implementação do Reino de Deus e desenvolverem de forma organizada as atividades pastorais em várias paróquias reunidas numa Unidade, ainda que não de modo formal. Esta equipa tem o encargo e a preocupação pastoral do conjunto da Unidade Pastoral. Os seus membros são corresponsáveis na ação pastoral. Todos os membros se encontram regularmente e dividem entre si as responsabilidades segundo o ministério e os carismas de cada um, programam em comum a ação pastoral, praticam a solidariedade e a subsidiariedade apostólicas, dão um “rosto humano” à comunhão missionária, revigoram a esperança.

A denominada equipa pastoral está ao serviço do conjunto das comunidades da Unidade Pastoral, sempre coordenada e conduzida por um presbítero chamado pároco moderador. Os membros da equipa, presbíteros, diáconos ou leigos, são incumbidos de tarefas específicas e concretizáveis em espírito de corresponsabilidade. A equipa pastoral tem como prioridade anunciar Jesus Cristo, incutir

dinamismo à Unidade Pastoral e procura responder com fidelidade ao chamamento do Espírito que está presente e anima a Igreja.

S. Bento, o padroeiro da nossa Diocese e da UPSB, desafia-nos na sua Regra: «não prefiram

absolutamente nada a Cristo». Este é o lema que a UPSB segue ousando a coragem da Esperança, para poder mostrar hoje os mistérios de Cristo, porque a beleza e a alegria do Evangelho têm um enorme fascínio.

UNIDADE PASTORAL DE SÃO BENTO / Diocese de Bragança-Miranda

Morada

Rua Emídio Navarro, nº 2 / 5300-210 Bragança

Email

apoiosocial.upsb@gmail.com

Telefone

+(351) 960 436 409 

NIF

502 776 498

IBAN

PT50 0045 2040 4027 6204 0515 1