Centro Social Paroquial Santa Comba de Rossas
Sobre Nós

O Centro social Paroquial de Santa comba de Rossas é uma Instituição Particular de Solidariedade Social(IPSS) Criada por iniciativa da Fabrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santa Comba de Rossas e erecta canónicamente por decreto do Bispo da Diocese de Bragança – Miranda, aos dez dias do mês de Setembro de 1991, sendo a sua sede na freguesia de Stª. Comba de Rossas, concelho e distrito de Bragança.

Funciona regularmente desde Dezembro de 1995, sendo que nessa altura tinha as respostas sociais de Centro de Dia (CD) e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), com vista a ajudar a colmatar as necessidades da população idosa da freguesia e aldeias vizinhas assistindo, de momento a 24 idosos domiciliariamente. Dada a necessidade de prestar um serviço aos mais dependentes, começou a funcionar com a resposta social Estrutura Residencial para Idosos em 3 de janeiro de 2006 onde atualmente residem 20 idosos.

Missão

A Missão do CSP de Santa Comba de Rossas consiste em prestar apoio e acolher indivíduos, cuja problemática biopsicossocial não seja passível de outra resposta, primando pela qualidade através da prestação dos cuidados básicos, respeito pela individualidade da pessoa, o trabalho em equipa, proporcionando ao idoso condições que fomentem a sua inclusão social. A instituição tem como missão SERVIR O IDOSO, APOIAR A FAMÍLIA E A COMUNIDADE.

Visão

Esta casa pretende ser um serviço de referência satisfazendo as expectativas dos clientes e procura abranger o maior número de pessoas carenciadas possíveis.

Valores

Respeito pela individualidade da pessoa, trabalho em equipa, ética profissional, promoção da vida e saúde e solidariedade social.

Política de Qualidade

Para melhorar os resultados a IPSS aposta no bem-estar, formação técnica e humana, nos Incentivos à produtividade do Colaborador, no sentido de fomentar a assertividade e o bom desempenho envolvendo e motivando todos na Instituição.

Procura-se incentivar a reciclagem, bem como evitar perdas e desperdícios.

A IPSS procura servir, tratar e acolher, o utente, no respeito pela sua dignidade, facilitando e melhorando a sua boa integração, motivação e auto-estima pessoal e colectiva.

A IPSS promove a colaboração externa e o voluntariado no sentido de responder a cooperação e os laços de pertença pela integração na Comunidade, promovendo e partilhando acções conjuntas de animação Sociocultural e Religiosas.

O Centro Social Paroquial de Santa Comba de Rossas tem como principais objectivos:
  1. Promover qualidade de vida;
  2. Proporcionar serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas;
  3. Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento;
  4. Privilegiar a interacção com a família e/ou significativos e com a comunidade, no sentido de optimizar os níveis de actividade e de participação social;
  5. Promover estratégias de reforço da auto-estima, de valorização e de autonomia pessoal e social, assegurando as condições de estabilidade necessárias para o reforço da sua capacidade autónoma para a organização das actividades da vida diária.

As respostas sociais do CSP Santa Comba Rossas são: Estrutura Residencial para Idosos no qual residem 20 Utentes, e Serviço de Apoio Domiciliário, no qual se presta apoio a 24 Utentes nas mais diversas aldeias: Santa Comba de Rossas, Paço, Sortes, Lanção, Rebordaínhos, Pereiros, Soutelo Mourisco, Vilar D’Ouro e Cabanas.

Mais-valia: resposta social Lar

Como será possível afirmar que os utentes vivem e usufruem de espaços similares aos de suas casas? Será o ambiente da instituição acolhedor, afável e confortável, respeitando a privacidade e dignidade dos Idosos? Estas e outras questões são relevantes, a fim de tranquilizarem os novos utentes e suas famílias, aquando do processo de transição do idoso de casa para a Instituição. No CSPSCR, idosos e respectivas famílias, encontrarão um ambiente familiar que quer proporcionar o aumento da qualidade de vida e medidas que visem a promoção da autonomia e independência dos nossos idosos.

Através de um trabalho multidisciplinar e de qualidade, o CSPSCR privilegia a personalidade do novo utente, o seu historial de vida, a envolvência familiar, o estado de saúde e estado de espírito elaborando assim um Projecto Individual de Desenvolvimento (PI), para os seus utentes.

Mais-valia: resposta social Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)

Na resposta Social serviço de apoio domiciliário, o CSP Santa Comba de Rossas presta serviço actualmente a 24 Clientes, alguns dos quais vivem em aldeias bastante isoladas e muito desertificadas, são exemplo: Soutelo Mourisco, Vilar D’Ouro e Cabanas.

Estas aldeias ficam situadas na serra, pertencendo já ao Concelho de Macedo de Cavaleiros, e como são aldeias bastante dispersas e de difícil acesso não dispunham de nenhum tipo de apoio, foi neste sentido que o CSP Santa Comba de Rossas começou a intervir tentando colmatar o isolamento diário destas populações mais idosas.

Diariamente a carrinha do CSP faz um total de 40kms por estradas completamente destruídas, para poder prestar apoio aos Clientes destas aldeias. Pegando nas palavras dos nossos Clientes das Cabanas, “antes passavam-se dias sem ver ninguém, a não ser as minhas filhas que vêm de quinze em quinze dias, não víamos ninguém… mas agora que Vocês vêm ajudam-nos a viver, até nos dão saúde…”

Estas palavras demonstram a importância deste serviço para estes idosos, vitimas da severa desertificação do Nordeste Transmontano, o qual muitas vezes apenas recebem as visitas das colaboradoras do CSP.